Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a Chevrolet ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Da primeira fábrica estabelecida em São Paulo, a Chevrolet fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.
Nos últimos 100 anos, a Chevrolet sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.
Na celebração do centenário, a marca anunciou que investe pesado em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes, desenvolvendo produtos cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão adaptados à realidade brasileira – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.
Legado impactante – Ao longo dos últimos 100 anos a Chevrolet produziu no Brasil quase 20 milhões de veículos. Isso equivale dizer que um em cada 5 carros registrados no País é da Chevrolet. A marca lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.
Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da Chevrolet, um furgão que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.
A Chevrolet iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.
Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.
Um pouco da história em fotos:

Primeiro modelo Chevrolet montado no Brasil

Picape Chevrolet 3100, de 1955, foi o primeiro carro da marca fabricado no Brasil. Ela foi batizada pela marca como Chevrolet Brasil, mas ficou conhecida como Marta Rocha, por conta dos paralamas da caçamba que lembravam os culotes da Miss Brasil daquele ano.

O Opala, derivado do Opel Rekord C, que era vendido na Alemanha…

…foi o primeiro automóvel de passageiros fabricado no Brasil pela marca

O Chevette foi o primeiro compacto da marca no Brasil. Lançado em 1973, ele também se inspirou em um modelo da subsidiária alemã da Chevrolet, mais precisamente na quarta geração do Opel Kadett. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2025(Foto principal: Peça publicitária de 1975)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES