Todo ano, quando vai chegando o dia do meu aniversário, dou uma olhadinha nos meus documentos para verificar se estão dentro da validade que, com o passar do tempo, está cada vez menor. A carteira de motorista, como é conhecida a CNH, estava vencida. Tratei de fazer os procedimentos necessários para renovação, que em anos anteriores era um processo simples resolvido em um posto do Poupatempo.
Como fiquei sabendo que seria necessário um agendamento prévio procurei informações na internet sobre como fazer isso. Indiquei “renovação de CNH” e fui encaminhado para um site, ou aplicativo, denominado “gov.br”. O aplicativo pediu meu CPF e logo em seguida a minha senha. Foi assim que começou uma batalha de mais de duas horas para cadastro, senha, reconhecimento facial(que não funciona), nova senha, até que consegui entrar com os dados da CNH atual para descobrir que não tenho a CNH virtual e devo começar todo o processo para obter a tal carteira virtual. Eu só queria um agendamento.
Vamos de novo tenteando obter informações por telefone. Encontrei um 0800 que não atende e pede para entrar em contato com a operadora. Neste meio tempo recebo a informação de que o contato estava encerrado por falta de movimentação. Insisti no WhatsApp e finalmente entrei no Poupatempo. Aí tudo mudou. Apareceu uma mensagem perguntando quando eu gostaria de marcar meu exame médico indicando os horários disponíveis. Marquei para o dia seguinte.
Os desenvolvedores de programas e aplicativos geralmente acreditam que se eles não funcionam é por culpa exclusiva do usuário. Jamais admitem que seus programas foram mal feitos, mais complicam do que ajudam e obrigam os usuários a uma jornada inglória navegando em sites e aplicativos nada amigáveis, quando conseguem, pois nem sempre os aplicativos suportam o volume de acessos. Mais uma deficiência desses sistemas. Mas, finalmente, eu tinha agendamento.
OUTROS ARTIGOS DE FERNANDO LEME DO PRADO
Antes do horário marcado cheguei ao Poupatempo. Que diferença. Estacionamento coberto. Encontrei uma vaga e me dirigi ao posto. Na recepção a primeira surpresa: aqui o conceito de prioridade funciona. Havia uma fila com várias pessoas e uma específica para idosos, grávidas, mães com crianças, etc. Na minha frente uma jovem com uma criança foi rapidamente atendida e em seguida fui chamado e recebi uma senha sendo encaminhado para o interior do posto. Tudo isso em menos de um minuto. Pensei que agora ia demorar. Que nada. Mal sentei em um dos bancos e minha senha já apareceu. Prioridade levada a sério. Atendido por uma simpática funcionária conferi meus dados e fui encaminhado para o exame médico. Ali não deu tempo nem de sentar e mais uma vez já fui chamado. Muito bem atendido fui informado que minha CNH renovada chegaria pelos Correios. Tempo total inferior a 20 minutos da chegada à conclusão.
Serviços eficientes, rápidos e inteligentes. Porque será que os programadores do “gov.br” não fazem um estágio no Poupatempo?(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES