Drones para a GM: Projeto de julho de 2022 ainda não foi votado

drones

O vereador Roberto Conde apresentou, em julho de 2022, projeto para prever utilização de drones para monitoramento e combate à criminalidade pela Guarda Municipal de Jundiaí. A proposta recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação(CJR) da Câmara.

Na justificativa da proposta, o parlamentar alega que “moradores de diversos bairros de Jundiaí estão insatisfeitos e preocupados com o aumento da insegurança e criminalidade. Furtos, roubos, uso de drogas em locais públicos, invasões domiciliares, dentre outros problemas, estão se tornando corriqueiros em certas regiões da cidade. Considerando esse quadro preocupante, o uso de drones será útil para melhoria da segurança pública, possibilitando o monitoramento rápido, dinâmico e seguro de grandes áreas e ao mesmo tempo, otimizar a alocação de efetivo da Guarda Municipal, que poderá acompanhar ocorrências em tempo real e enviar viaturas nos locais necessários, antecipando a ação dos criminosos e evitando fugas”. Conde(foto) lembra que os drones estão mais baratos e eficientes, o que minimiza o impacto orçamentário e se torna uma alternativa cada vez mais vantajosa do que câmeras estacionárias de segurança.

Pessoas em situação de rua – Também aguarda votação, só que desde novembro de 2021, projeto de Roberto Conde que prevê a contratação de pessoas em condições de rua por empresas vencedores de licitações da Prefeitura. “Este projeto de lei tem o objetivo promover a inserção da população em situação de rua no mercado de trabalho, através das licitações do Poder Executivo. Apesar da falta de dados oficiais e das dificuldades envolvidas em coletar dados, a população em situação de rua tem aumentado em Jundiaí, o que é observado especialmente por comerciantes e voluntários de ONGs e organizações religiosas que trabalham com essa população. A pandemia de Covid-19 também agravou a situação, atingindo fortemente a economia, o que prejudica principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social”, justifica o parlamentar.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES