Inteligência Emocional e a EDUCAÇÃO DOS FILHOS(Parte 2)

FILHOS

Crianças de lares em conflito ou dissolvidos estão propensas à problemas que incluem fracasso na escola, rejeição por outras crianças, estado depressivo, complicações de saúde e comportamento antissocial. É comprovado: filhos que veem os pais constantemente brigando têm mais dificuldade de fazer amigos. O conflito conjugal afeta o trabalho escolar da criança e a torna mais sujeita a doenças. Também é causa do aumento da violência em sociedade e dos desvios comportamentais entre crianças e adolescentes.

Crianças que são emocionalmente inteligentes têm uma defesa contra o trauma da separação dos pais.

A importância da presença paterna na vida da criança não pode ser desprezada. É melhor um pai qualquer do que nenhum pai, porém, um pai emocionalmente presente pode ser altamente benéfico para a vida da criança, ao passo que um pai frio e cruel pode ser extremamente nocivo.

O pai que adota o estilo de “preparador emocional”, que leva em conta as emoções dos filhos e tenta ajudá-los a resolver os problemas estão contribuindo para que seus filhos saiam melhor na escola e nas relações pessoais. Contribuem muito para o desenvolvimento emocional e para a vida da criança.

O pai emocionalmente distante, que é rude, crítico ou que faz pouco das emoções dos filhos pode prejudicá-los. Provavelmente seus filhos tenham problemas com o rendimento escolar, briguem com os colegas e sejam menos saudáveis.

Estamos numa época onde, em muitos lares quem cria a criança é a mãe. Acima falamos da figura paterna e, queremos ressaltar que, o envolvimento da mãe também é muito importante. Os efeitos da interação da mãe com os filhos são muito significativos. Porém, a influência do pai pode ser muito mais extrema.

Os pais que lidam bem com as próprias emoções e que, conseguem ajudar no preparo emocional dos filhos, contribuem para que seus filhos tornem-se adultos mais saudáveis e bem sucedidos.

Essa contribuição deve ficar bem entendida que não é a “cura” para graves problemas familiares que, exigem a ajuda de um terapeuta especializado.

Aprendendo a lidar com as emoções fará com que haja maior equilíbrio dentro do lar, porém, não é garantia do fim das brigas em família, das agressões verbais, dos sentimentos feridos, da tristeza nem da tensão. O conflito é inerente à vida em família. No entanto, o treinamento das emoções vai aproximar mais os pais dos seus filhos, o que acarretará mais intimidade e respeito dentro de casa, minimizando os problemas entre os membros da família, tornando mais fáceis de serem suportados.

Quando há maior intimidade entre pais e filhos, o envolvimento na vida dos filhos é maior e a influência dos pais torna-se mais forte. Fica mais fácil ser firme e advertir quando for necessário, de se posicionar quando está decepcionado, e de impor limites necessários. Porque existe um elo emocional entre pai e filho, o que o pai diz é importante. Os filhos respeitam sua opinião para não desagradar.

OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS(PARTE 1)

HABILIDADES PODEM SER APRENDIDAS

O CAMINHO DA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO PENSAMENTO

FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM

MEDO DE DIRIGIR

VERGONHA CAUSA DIFICULDADES PESSOAIS

OS PROFESSORES, O COMPORTAMENTO E O RENDIMENTO DOS ALUNOS

O trabalho de preparação emocional pode ajudar pais a orientar e motivar seus filhos. Isto exige uma boa dose de dedicação e paciência, mas é um treinamento como qualquer outro.
Os pais que querem fazer do filho um grande jogador não foge do jogo. Assim, pais que desejam ver seu filho lidar bem com as emoções e as tensões para desenvolver relacionamentos sadios, não cala nem ignora demonstrações de emoções negativas. Une-se ao filho e o orienta.

Outros adultos como avós, cuidadores e professores também podem ajudar no trabalho de preparo emocional de uma criança. No entanto, os pais estão em melhor posição porque, são eles que sabem com que regras querem que seu filho jogue o jogo da vida. Além do mais, são eles que se fazem presentes quando as coisas se complicam.

É hora de vestir a camisa de preparador emocional e ajudar seu filho a ganhar este jogo.

Aos pais que gostam de boas leituras sugerimos :

– “Pais liberados, Filhos Liberados” ( autora Adele Faber e Elaine Mazlish) – Editora Ibrasa

– “Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos” ( autor John Gottman, Ph.D. com Joan De Claire) – Editora Objetiva


Roseli Santos de Oliveira

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp -(11) 9 9989 2462


VEJA VÍDEOS

CORRETOR CAMPOS SALLES: COM EXTRATO BANCÁRIO É POSSÍVEL COMPRAR UM IMÓVEL!

QUAL A PERIODICIDADE PARA IR AO GINECOLOGISTA, DRA LUCIANE WOOD?

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA, 102 ANOS

PROFESSOR MAURÍCIO FERREIRA: O ROSA É O ALICERCE DA VIDA DELE

FOTÓGRAFO MÁRIO SÉRGIO ESTEVES APRENDEU LINGUAGEM DA PUBLICIDADE NO ROSA

UM TERÇO DA VIDA DE DANIEL FOI NO ROSA

“O ROSA FOI A BASE PARA MINHA PROFISSÃO”, AFIRMA RENAN

PROJETO INTEGRADOR AJUDA AMANI NA FACULDADE

KAUÊ FEZ PUBLICIDADE NO ROSA E AGORA TRABALHA NA NESCAU

UMA FAMÍLIA QUE COMEÇOU E CONTINUA LIGADA À ESCOLA LUIZ ROSA

JÚLIA, DO CURSO DE PUBLICIDADE PARA O MACKENZIE

CONJUNTO DE CIRCUNSTÂNCIAS RESULTAM EM INOVAÇÕES NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

TEATRO ESTUDANTIL ROSA, O INÍCIO DA CARREIRA DO ATOR CARLOS MARIANO

CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESCOLA MAIS TRADICIONAL E – AO MESMO TEMPO – MAIS INOVADORA DE JUNDIAÍ!

JOSÉ MAURO LORENCINI FOI ALUNO, PROFESSOR E PRESTADOR DE SERVIÇO

FERNANDO COSTA E SILVA, O EX-PROFESSOR QUE APRENDEU A SUPERAR LIMITES