A VERGONHA causa diversas dificuldades pessoais

VERGONHA

Quem um dia não passou por uma experiência vergonhosa?Alguns podem se lembrar da experiência e rir, porém,  outros não gostam de falar nela pois a lembrança incomoda. Felizmente hoje temos recursos para modificar uma experiência passada que cause essa sentimento, rapidamente. De certo modo, quem sente vergonha tem a capacidade de aprender fácil e rapidamente num ambiente onde este sentimento é ensinado, e essa mesma capacidade é muito útil para se aprender a ter uma “nova” imagem de si mesmo.

A vergonha costuma ser definida como “a emoção secreta” ou a “emoção oculta”. Para alguns não passa de um inconveniente para outros, porém pode ser devastadora.

Vergonha é a reação à violação dos princípios de alguém. O medo de rejeição ou abandono devido a uma transgressão real ou imaginária de valores externos faz sentir vergonha. Alguns terapeutas acham que a vergonha é a causa de muitas dificuldades pessoais, e pode ser observado no comportamento de muitas famílias de alcoólatras e usuários de drogas.

Em casos de “vergonha profunda”, é como se a pessoa só tivesse um padrão para si mesma – “Tenho que agradar a todos.” – E isto faz com que a pessoa muitas vezes aceite ofensas sem se queixar.

A vergonha resulta de um pensamento do tipo “você não presta”,  que na maioria das vezes nem explica o por que exatamente não prestamos,  ou “isto é coisa feia”. Pais, professores e outras “autoridades” agem desta forma por não terem melhores alternativas, tentando fazer o melhor que podem.

No entanto, a vergonha serve como alerta para nos dizer que ofendemos alguém e que há necessidade de mudança neste comportamento. O sentimento de vergonha para muitos faz com que se sintam desprezíveis e inferiores à outras pessoas e é modificado quando a pessoa muda sua representação interna (pensamento) adotando uma atitude de “igualdade” ou “superioridade”.

Em nossa cultura os valores das pessoas são muito variados. Os princípios de uma pessoa é totalmente diferente de qualquer outra. Deste ponto de vista, podemos pensar quais princípios desejamos para nós. E aprendendo a agir sobre os próprios princípios também será possível modificá-los.

Fica mais fácil de observar a diferença de princípios das outras pessoas em relação aos nossos. Isto faz uma grande diferença, é uma das chaves que ajudam modificar  a sensação de vergonha porque quando os outros pensam que devem impor seus princípios, fica fácil entender que esta atitude faz parte dos princípios deles – o que eles acham que é certo.

Quando sabemos que os princípios dos outros são diferentes dos nossos temos a opção de respeitá-los, e nos sentirmos bem por conhecermos nossos próprios princípios.

Para modificar o sentimento de vergonha, é essencial reconhecer essa diferença entre os nossos princípios e os dos outros escolhendo cuidadosamente os que nos são úteis, isto fortalecerá a autoestima nos tornando mais íntegros.

OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS OLIVEIRA

OS PROFESSORES, O COMPORTAMENTO E O RENDIMENTO DOS ALUNOS

EQUILÍBRIO EMOCIONAL: DIRIGIR A MENTE E CONTROLAR OS SENTIMENTOS

QUE TAL DOAR-SE UM POUCO MAIS?

AUTOESTIMA. É PRECISO ELEVÁ-LA PARA TER BEM ESTAR

O QUE É PNL???

SORRISO É ENERGIA DE ALTO NÍVEL

QUAL É O FOCO DA SUA ATENÇÃO?

O QUE É E PARA QUE SERVE A RESILIÊNCIA

Todos nós cometemos erros. Ao percebermos que cometemos um erro podemos nos dar a chance de nos sentir bem, por ter a oportunidade de corrigir. Se não fosse possível dar-se conta de que um erro foi cometido, não haveria a chance de corrigir. Sendo assim estaria pondo em risco a amizade das pessoas que são importantes para nós.

Na verdade, só começamos a existir como indivíduos quando conseguimos pensar por nós mesmos. Até então somos apenas espelhos de outras pessoas e delas dependemos para obter um sentido de identidade.


ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

É psicopedagoga; terapeuta cognitiva comportamental; máster trainer em PNL, life coach; licenciada em EMDR, terapia focada nos esquemas. Também é especialistas em hipnose Ericksoniana. Contato: www.corpo-mente.psc.br


LIVRARIA NOBEL DO ELOY DÁ DICAS DE LIVROS PARA CRIANÇAS

TRIVACIN PREMIU ALERTA PARA OS PERIGOS DA PNEUMONIA. VACINE-SE!

QUANDO LEVAR UMA MENINA AO GINECOLOGISTA PELA PRIMEIRA VEZ? A DRA. LUCIANE WOOD RESPONDE

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES