O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Beijamin, que é o relator do processo de cassação da chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e do atual presidente, Michel Temer, afirmou que o caso é o maior da história e que o resultado será inesquecível. A afirmação do ministro é do ano passado, o que significa que o processo continua, ainda, sem solução. Parece que as coisas no Brasil demoram a andar. De repente, termina o mandato de Temer e o caso não chegou ao final. Como relator do caso, ele liberou para o colegiado um relatório parcial com mais de mil páginas e afirma que tudo ficará pronto até metade de abril.

Vale lembrar que em abril tem Páscoa, na semana seguinte tem feriado de Tiradentes na sexta-feira e em seguida, tem primeiro de maio, caindo de segunda-feira. O que representa três semanas seguidas mais curtas e a impressão é de que o que ficaria concluído em metade de abril pode ser liberado um mês depois. A partir disso, Gilmar Mendes, presidente do TSE, pode marcar a data do julgamento do caso.

OUTROS ARTIGOS DE NELSON MANZATTO

A LISTA DE JANOT

A TÃO POLÊMICA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS TRABALHADORES

DEPOIS QUE O CARNAVAL PASSOU, FELIZ ANO NOVO (VELHO)!

VIVA OS PRESOS

LAVA JATO, ESCÂNDALOS, ROUBALHEIRA: HORA DE RECRIAR O PAÍS

INDICAÇÃO DE ALEXANDRE MORAES PARA O STF GERA QUESTIONAMENTOS

Neste quadro todo, Gilmar Mendes já afirmou que o presidente Temer pode sair elegível, caso a chapa seja cassada. A dúvida que paira no ar não é apenas sobre sua possível candidatura à reeleição – apesar dele afirmar que não será candidato – , mas sim dentro do contexto total do caso: com a cassação da chapa como fica o candidato que chegou em segundo lugar na eleição de 2014? Aécio Neves pode entrar com processo por perdas e danos?

O que está faltando neste país é credibilidade na classe política e nas estâncias superiores que julgam casos, principalmente no campo político. Vimos nestes últimos dois anos ou a partir da nova posse de Dilma Rousselff que a política precisa ser refeita. Desde 2004 quando começou a história do Mensalão, tanto o TSE como o STF – Supremo Tribunal Federal – se veem envolvidos em julgamentos, julgamentos e mais julgamentos.

VEJA MAIS:

O PODER PARA QUEM SE ACHA PODEROSO

AÇÕES QUE NÃO PODEM ESPERAR

O MUNDO VOLTA SEUS OLHOS PARA DONALD TRUMP

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE MICHEL TEMER

DESAFIO DOS PREFEITOS É VENCER A CRISE

É preciso que esta reforma aconteça com urgência para mudar os caminhos deste país ou vai chegar a hora em que não haverá um político com credibilidade para dizer uma frase ou tomar uma atitude e ser aplaudido pela população. E credibilidade é tudo no campo político para que a solução aconteça. Que os juízes tenham coragem de decidir rapidamente, mas que isso ocorra com segurança e que o povo não sofra mais por conta da falta de postura dos políticos e a lentidão dos tribunais.

ESPERANDONELSON MANZATTO 
Jornalista profissional diplomado, tendo trabalhado no Jornal da Cidade de Jundiaí, Diário do Povo de Campinas, Jornal de Domingo de Campinas, Diário Popular de São Paulo e Jornal de Jundiaí. Foi editor-chefe dos jornais Diário do Povo, Jornal de Domingo e Jornal de Jundiaí e sempre trabalhou nas editorias de Política e Economia. Também trabalhou em Assessoria de Imprensa. É membro da Academia Jundiaiense de Letras e tem quatro livros publicados: Surfistas Ferroviários ou a História de Luzinete (Vencedor de Concurso Literário), Contos e Crônicas de Natal (com cinco textos premiados), Momentos e No meu tempo de Criança. Mantém um blog literário: blogdonelsonmanzatto.blogspot.com