O projeto que cria a Faixa Azul para motociclistas de Jundiaí será vetado pelo prefeito Luiz Fernando Machado. A rejeição só será votada no próximo ano, quando ele não estiver mais no comando do Executivo local. Contudo, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) já fez consulta à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), pedindo a autorização para realização de testes nas vias urbanas de Jundiaí, nos mesmos moldes do que acontece na cidade de São Paulo.
A Prefeitura revelou que o Departamento de Engenharia de Mobilidade (DEM) desenvolve estudos sobre a Faixa Azul. O material, assim que concluído, será enviado à Senatran. O projeto de lei recebeu indicação de veto total pelas Unidade de Mobilidade e Transporte, e a Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), por ser inconstitucional. “O conteúdo da proposta invade a competência privativa da União de legislar sobre normas de trânsito, também invade a esfera de competência privativa do Executivo”, explicou a Prefeitura através de nota.
O vereador Paulo Sérgio Martins apresentou projeto em julho do ano passado. A votação, contudo, só aconteceu em novembro último. O texto autoriza a implantação de faixa exclusiva para motociclistas em todas as vias públicas da cidade, a Faixa Azul. O corredor destinado para motociclistas vem dando resultados em São Paulo, segundo ele.
“A Faixa Azul é uma solução eficaz para redução de acidentes com motocicletas. Desde quando foram implantadas, conseguiu zerar o número de mortes de motociclistas nas vias onde foi implantada. Segundo dados da Companhia de Engenharia e Tráfego(CET), nestes trechos foram registradas 98 ocorrências, sendo 44 sem feridos, 51 com feridos leves e oito com gravidade”, argumentou o parlamentar. De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego(CET), de São Paulo, o projeto reduziu o risco de acidentes em três vezes para quem usa a faixa na Avenida 23 de Maio e em cinco vezes na Avenida dos Bandeirantes.(Foto: Prefeitura de São Paulo)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES