Diversos são os fatores que influenciam na aprendizagem. Apesar de cada um ter sua importância alguns têm peso maior, como o fator emocional, que acaba muitas vezes fazendo com que a pessoa precise da ajuda de um profissional especializado. São eles:
Ambiente físico:
– Som, iluminação, temperatura, postura corporal, são de extrema importância e nem sempre são observados com a devida atenção.
É indicado um local apropriado com iluminação natural se possível, com materiais à disposição, temperatura agradável, longe de ruídos preferencialmente. A postura corporal mantendo a coluna ereta ajudará na circulação sanguínea e concentração. Estas devem ser observadas com frequência.
Emocional:
– A necessidade emocional de uma pessoa é diferente de qualquer outra. Uma emoção desempenha papel vital na aprendizagem, de várias maneiras. É a chave para o sistema de memória do cérebro. O teor emocional desempenha uma parte importante na absorção das informações. Bem sabemos, quando estamos com algum problema, temos grande tendência a perder o foco e a concentração, esquecer e deixar de prestar atenção em algumas coisas.
Social:
– Algumas pessoas gostam de explorar e descobrir sozinhas. Outras trabalhar com um parceiro ou seus colegas de classe. Outras ainda em equipe multidisciplinares inclusive com pessoas de idade diferente. Algumas crianças querem a orientação de um adulto. Segundo pesquisa, os realizadores abaixo da média têm pouca motivação para trabalhar com seus colegas.
Físicas e biológicas :
– Horário para as refeições, qualidade do sono, níveis de energia devido à hora do dia e a necessidade de mobilidade de cada um. Uma boa experiência é tentar aprender quando estiver faminto. Seria difícil para a maioria de nós, e algumas pessoas precisam “beliscar” algo constantemente.
Tem pessoas que são mais matutinas, outras mais notívagas. O aprendiz se sairá melhor quando seu horário de aula combinar com seu relógio biológico.
O equilíbrio entre esses fatores facilitarão a aprendizagem de forma significativa. Todo o conjunto ajudará na concentração e memorização.
Sendo o fator emocional o mais significativo, portanto deve ser constantemente observado.
Sabemos através de pesquisas, que 55% dos casos que necessitam de tratamento especializado devido aos nominados “problemas escolares”, são de ordem emocional, então tanto o ambiente familiar quanto o escolar devem ajudar no desenvolvimento do aprendiz ao máximo.
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Lembre-se: um filho nunca será igual o outro, assim como cada aluno é ímpar. Então deverão ser tratados como indivíduo, e ser respeitado como tal. O comportamento de um adulto (pais ou professores) que é significativo para um poderá passar despercebido pelo outro, porém acabar sendo fator responsável por algum desequilíbrio emocional.
Tanto os pais quanto os educadores devem atentar mais ao seu próprio comportamento, porque este afeta significativamente o comportamento do aprendiz e pode até ser o causador do que denominam “dificuldade de aprendizagem”, que particularmente prefiro o termo utilizado por Richard Bandler – “deficiência de ensinagem”.(Foto: comoeducarseusfilhos.com.br)
ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
É psicopedagoga; terapeuta cognitiva comportamental; máster trainer em PNL, life coach; licenciada em EMDR, terapia focada nos esquemas. Também é especialistas em hipnose Ericksoniana. Contato: www.corpo-mente.psc.br
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