Felipe Pinheiro é pré-candidato da Rede. PSOL não vê problemas

felipe

Rede Sustentabilidade definiu, ontem(27), que terá pré-candidatura própria para a Prefeitura de Jundiaí nas eleições de outubro do próximo ano. Através de plenária virtual que contou com a participação da maioria dos filiados, o nome escolhido foi o do porta-voz do partido, o ativista e historiador Felipe Pinheiro, de 33 anos. Também foi realizada recomposição da direção municipal agregando novos integrantes. “A avaliação dos companheiros é que minha indicação seria natural já que estou me dedicando à tarefa de reconstrução do partido na cidade desde o início do ano. A Rede estava parada. Também levaram em consideração meu histórico de lutas pelos direitos humanos, o pedido de CPI dos Ônibus e meu posicionamento contra o fechamento de escolas”, explicou ele.

No último dia 3, o Jundiaí Agora adiantou que a Rede Sustentabilidade deveria lançar um pré-candidato. Com isto, desabaria a expectativa de que a esquerda de Jundiaí se uniria para enfrentar o candidato do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi. Na ocasião, Felipe(foto) explicou que a decisão da Rede de ter um pré-candidato devia-se à indefinição e falta de interesse dos partidos maiores em voltar a dialogar. Nesta manhã(28), Felipe Pinheiro argumentou: “não podíamos mais deixar apenas os candidatos extremistas de direita protagonizando sozinhos o debate sobre o futuro de Jundiaí”.

Pinheiro não joga uma pá de cal na frente da esquerda. “Esta pré-candidatura não está sendo apresentada apenas para a sociedade mas para todo o conjunto de partidos aliados, sobretudo para os companheiros do PSOL, com o qual estamos em Federação Partidária. Pela legislação em vigor, somos obrigados a definir em conjunto as candidaturas majoritárias. Não seremos obstáculo para a construção da unidade do campo democrático e popular. Vamos continuar fazendo um grande esforço para que esta unidade realmente aconteça”.

A partir de agora, a Rede Sustentabilidade elaborará um calendário de encontros públicos, por áreas de interesse. A população será convidada a participar ativamente do programa de governo do partido. “Queremos construir um programa que coloque a vida das pessoas em primeiro plano. A cidade precisa ser pensada para longo prazo. Precisa se preparar para as transformações que estão ocorrendo, como a do clima, por exemplo”, concluiu.

Federação – A Rede tem federação partidária com o PSOL. O presidente do partido em Jundiaí, Paulo Tafarello(foto ao lado), lembrou que Felipe pode lançar-se pré-candidato assim como algum membro do PSOL. “Temos a Cíntia Vanessa, que foi nossa candidata a prefeita na última eleição. Ela foi a mais votada da história do partido na cidade. Fomos o partido de esquerda mais votado em Jundiaí. Não elegemos um vereador por apenas 214 votos. Temos o Henrique Parra Parra Filho, a Paloma Soares, a Juliana Oliveira. O meu próprio nome já foi citado. A pré-candidatura do Felipe é legítima. Caso o PSOL ache necessário fará o mesmo. Depois, dentro da federação, será decidido qual é a melhor opção”, disse.

Tafarello não acredita que a pré-candidatura da Rede inviabilizará a candidatura única de oposição. “Talvez a preocupação do Felipe, que também é nossa, é relacionada à velocidade das conversas para tratar a frente ampla. Os diálogos não acontecem na rapidez que gostaríamos. Estamos vendo, no dia a dia, uma candidatura antecipada da situação e isto nos deixa receosos em relação ao futuro eleitoral”, concluiu. (Atualizada às 17h de 28 de setembro de 2023)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES