FUMAÇA encobre Jundiaí. Tome cuidado com a saúde

fumaça

Jundiaí está, mais uma vez, coberta por fumaça. Segundo a Prefeitura, neste ano já ocorreram 13 incêndios na Serra do Japi. Em junho foram registrados quatro queimadas que destruíram 62 mil m² de vegetação. Em julho, dois incêndios(30 mil m²). No mês passado foram três casos e mais 30 mil m² de vegetação destruídos. Já na área urbana, a Defesa Civil registrou 106 incêndios em junho, 70 em julho e 92 em agosto. Ainda não há dados relativos a setembro.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Departamento de Meteorologia emitiram boletim meteorológico especial por conta do risco elevado para incêndios florestais nos próximos dias no estado de São Paulo. Em Jundiaí a máxima deve chegar a 36 graus com Umidade Relativa do Ar (URA) em 20% e ventos fortes para o período. O aviso é válido até a próxima sexta-feira (6)

De acordo com a Guarda Municipal, o monitoramento pela Serra do Japi feito pelo Grupamento Florestal é reforçado durante o período de estiagem, inclusive com câmeras para a identificação de possíveis focos de incêndio. Para evitar possíveis focos, a orientação é sempre quanto ao descarte correto de lixo evitado assim queimá-lo. As folhas secas, por exemplo, devem ser enterradas em buracos rasos. Os galhos devem ser quebrados e colocados para a coleta de lixo.

Reforçando que a fumaça é um poluente que prejudica a população causando irritações nos olhos, dificuldade respiratória entre outros. Queimadas são proibidas pela Lei Municipal nº 8858, de 7 de novembro de 2017, que regula também reparação do dano ambiental. Assim como a soltura de balões que também é considerado crime ambiental com pena de reclusão por danos ambientais, urbanos e patrimoniais.

Recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar e a fumaça – Não fazer exercícios físicos entre 11h e 17h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como por exemplo, em áreas vegetadas; tomar muita água; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz; aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento; evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado; manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira.

Havendo necessidade, a população também pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES