Em Várzea, nova empresa de ônibus é do GRUPO da Rápido Luxo

A Rápido Sumaré assume o transporte público municipal de Várzea Paulista no dia 12 de agosto. A Prefeitura comemora a mudança já que a antiga concessionária, a Rápido Luxo Campinas, vivia dando problemas. A população que o diga. A partir desta data, a fiscalização será também mais intensa, segundo o Executivo. O que a Prefeitura não conta é que, na prática, só mudarão as cores dos ônibus. A Rápido Sumaré pertence ao Grupo Belarmino, que controla várias empresas de transporte coletivo, entre elas a Rápido Luxo Campinas que de uma forma ou de outra continua em Várzea.

A prova não é difícil de ser obtida. Basta uma simples busca na internet. No Facebook (@rapidosumareltda), a Rápido Sumaré diz claramente (foto principal, acima) que é uma empresa de ônibus urbano de São João da Boa Vista, do Grupo da Rápido Luxo Campinas, fundada pelo empresário português, Belarmino de Ascensão Marta. A Wikipedia também aponta a Rápido Sumaré como uma das integrantes do Grupo Belarmino. E diz que a Viação Ouro Verde – outra do mesmo grupo – é a responsável pelo transporte coletivo em Sumaré, que opera em São João da Boa Vista, distante 144 quilômetros da primeira cidade. Na última sexta-feira (21), a Rápido Sumaré teve um ônibus incendiado em São João da Boa Vista (abaixo).

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Valinhos também realizou licitação para o transporte público municipal. Segundo reportagem publicado no G1 na época, “No certame, a Sancetur Turismo apresentou proposta no valor de R$ 1,2 milhão, 4,5 vezes superior ao valor apresentado pela Rápido Sumaré Ltda, que faz parte do conglomerado da atual operadora do serviço de transporte público, a Rápido Luxo Campinas, segundo a Prefeitura”.

GRUPO

 

 

Belarmino de Ascensão Marta, fundador do grupo de empresas de transporte coletivo (foto www.mundolusiada.com.br)

 

 

GRUPO

A legenda da fotografia publicada pelo G1 no último dia 22: “Ônibus ficou destruído após fogo em São João da Boa Vista” (Foto: Rápido Sumaré)

GRUPO

 

 

 

Foto do Facebook da Rápido Sumaré: ônibus da empresa ao lado de coletivo da Rápido Luxo Campinas

 

 

 

 

A nova concorrência foi feita pela Prefeitura de Várzea Paulista, que reclamava dos serviços prestados pela Rápido Luxo. No decorrer da licitação, a empresa tentou impugnar o andamento do processo licitatório. A ação foi julgada improcedente pelo Tribunal de Contas, que em despacho proferido em 18 de fevereiro de 2016, atestou a idoneidade do processo licitatório. Há mais de um ano ocorreu a vistoria de um dos coletivos da frota da Rápido Sumaré, que foi devidamente personalizada e adaptada para portadores de deficiência.

Agora, com a proximidade do início dos trabalhos da nova empresa, a Prefeitura de Várzea informa que a mudança está causando grande expectativa na população. “Após um longo período de estudos, planejamentos, etapas administrativas (aprovação e emendas na Câmara Municipal, licitação) e adaptações ao projeto, agora faltam poucos ajustes para a implantação do sistema na prática. A data prevista pela Unidade Gestora de Trânsito para inicio do funcionamento é dia 12 de agosto”, afirmou o Executivo através de matéria publicada no site.

O texto prossegue: novidades não faltam, entre elas as novas linhas como: Novo Mundo, Jardim Bahia, Vale Verde, Jardim Itália, Palmeiras, Vila Tupi, Cruz Alta, além da área industrial da SP 332 (Estrada Velha de SP) até o Sitio do Rocha. Segundo o diretor de Transportes, Jair S. Inácio, assim que colocadas em prática as linhas municipais, o atendimento será triplicado, “Vamos adotar o modelo circular, onde o passageiro embarca e desembarca no mesmo local, visando atender mais de perto os passageiros de suas residências e com um número maior de viagens”, explicou Jair.

GRUPO
GRUPO

 

 

Os ônibus que circularão em Várzea foram personalizados

 

 

 

O gestor de Trânsito e Transportes, Oseas Martins, enfatiza a confiabilidade como um dos grandes benefícios do novo transporte coletivo. “Saber que o ônibus vai passar no ponto no horário marcado será uma grande avanço, o segundo benefício é que o passageiro terá um tempo menor entre as viagens e o terceiro é que o tempo de viagem será menor, assim as pessoas vão conseguir se deslocar de forma mais rápida do seu trabalho para casa, de casa para o trabalho e para o comércio da cidade”.

Com a nova legislação municipal, a fiscalização será mais rigorosa. De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, este é um grande avanço para a cidade. “Era necessário fazer essa melhoria nos ônibus dentro da cidade, e com isso veio uma grande responsabilidade, pois agora nós é que vamos exigir o cumprimento de horários, itinerários, melhorias dos carros, qualidade dos serviços e toda a restruturação”, explicou o prefeito.

VEJA TAMBÉM:

PREFEITURA DE CAMPO LIMPO NOTIFICA RÁPIDO LUXO QUE DEVE MAIS DE R$ 2,5 MILHÕES

No dia 17, a Unidade Gestora de Trânsito, realizou mais uma vistoria dos novos ônibus que farão parte de uma frota 100 % personalizada e adaptada para pessoas com deficiência física. Em breve, todos os carros e novas linhas serão apresentados à população.

A Lei do Transporte Público Municipal, elaborada pela atual gestão, tem as principais exigências:

– A empresa concessionária estará sujeita a penalidades caso descumpra as cláusulas do contrato, como atrasos, mudanças no itinerário, veículos de baixa qualidade, entre outros;

– A lei propõe também um transporte coletivo mais amplo, no qual os usuários poderão transitar dentro do município com um único bilhete, o “Cartão Inteligente”. A integração será realizada através do pagamento de uma tarifa e durante o período de até 3horas o passageiro pode embarcar em outro coletivo, sempre com um novo destino (seguindo em frente), não sendo permito apenas o retorno ao destino de origem. Exemplo: Passageiro embarca no Jardim Paulista, desembarca no Centro e embarca para Vila Popular com apenas uma passagem.

– Redução do período de concessão da empresa de transporte público de 30 para 15 anos e redução da idade média dos veículos em circulação no município.


No final da tarde de ontem, o Jundiaí Agora – JA – encaminhou solicitação de informação para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista e também para o e-mail de contato da Câmara Municipal de Várzea Paulista. Até o final desta edição, nenhuma resposta tinha sido encaminhada.