Apesar dos 22 anos de existência do Centro Espírita José Herculano, na vila Maringá, quase ninguém sabe que a instituição conta com uma escola de médiuns. Este ano, os ensinamentos deram um salto de qualidade e os alunos passaram a ter apostila e certificado. A entrevista com Ivando Xavier Coutinho, um dos integrantes do centro:
O que é a escola para médiuns? Desde quando existe? Quantos alunos têm? Quantos já formou?
O Centro Espírita José Herculano Pires existe há 22 anos e já formamos mais de uma centena de médiuns. Mas, com este formato de escola, com certificado e apostila, começamos agora.
A mediunidade não é um dom? Por que o médium teria de passar por uma escola e o que se aprende nela?
Embora a mediunidade seja uma faculdade natural, inerente ao médium desde que ele nasceu, para usá-la com equilíbrio é necessário estudar para se ganhar experiência e descobrir toda a sua utilidade. Primeiramente, embora todos sejam médiuns (Mediunidade Generalizada, segundo Kardec). Ostensivamente são poucos, ou seja, que tem a faculdade com fenômenos mais contínuos. Nesse curso, através da experimentação descobriremos o grau e tipo de mediunidade de cada um. Abordaremos como desenvolver a mediunidade, como identificá-la e todos os aspectos de relação nos trabalhos mediúnicos.
É um projeto pioneiro? Existem outras em Jundiaí?
Toda casa Espírita tem um programa de formação de médiuns, não somos os primeiros.
Aliás, o que é mediunidade?
Médium quer dizer medianeiro, intermediário. Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos. Não é um poder oculto que se possa desenvolver através de práticas rituais ou pelo poder misterioso de um iniciado ou de um guru. A mediunidade pertence ao campo da comunicação. Todos somos médiuns, mas uns mostram fenômenos mais ostensivos que outros.
Se é uma escola, os alunos são submetidos a provas? Quem os avaliam? Há uma nota média para passar?
Na nossa escola não teremos provas de avaliação, mas aulas reversas onde os alunos poderão expor suas ideias e demonstrar o que entenderam do conteúdo. O importante para nós é a formação de médiuns à luz da Doutrina Espírita, respeitando sempre a individualidade de cada um. Para nós, educar é um ato de amor, de compreensão, de afetividades. Para este curso só teremos um professor, que na verdade é apenas um mediador ou educador. Como disse o nosso patrono, em termos de conhecimento sobre a doutrina espírita, somos todos aprendizes. Então o que propomos é apenas uma troca de conhecimentos baseados na codificação Espírita.
Trata-se de um curso reconhecido por alguma federação espírita? o aluno paga alguma coisa? Ganha diploma?
Embora tenhamos entidades Federativas a que somos filiados, no Espiritismo não existe nenhuma imposição formal. Cada entidade tem liberdade para ministrar os cursos.
A partir daí os alunos estão aptos a quê? Abrir um centro espírita, por exemplo?
É um curso para formar médiuns psicofônicos (falantes) mais conscientes a luz da Doutrina Espírita. Depois poderá exercer sua faculdade em nossa casa mesmo onde temos vários trabalhos com médiuns já experimentados e desenvolvidos, ou em outra entidade.
Quantos professores tem esta escola? Onde fica? Qual a estrutura(quantas salas de aula? equipamentos como TVs/internet nas salas?) Ou é algo mais simples?
É algo bem simples onde estamos começando com uma turma apenas. Um professor e um orientador pedagógico. Mas nossa casa é um templo religioso, regularizada e com uma boa estrutura, com várias salas. Assim, conforme a demanda, podemos fazer outras turmas. Todo material utilizado será disponibilizado aos poucos através da internet e no final, para quem desejar, forneceremos uma apostila encadernada. Todo o curso será ministrado com ajuda do Datashow.
Quem quiser conhecer e assistir a uma aula pode? Como fazer?