Bolsistas do AÇÃO CIDADÃO participam de oficinas técnicas

oficinas técnicas

O programa ‘Ação Cidadão’, criado em 2021 pela Prefeitura de Campo Limpo em substituição à antiga Frente de Trabalho, tem como objetivo recolocar pessoas desempregadas no mercado de trabalho, capacitando e oferecendo uma bolsa auxílio. Os bolsistas, agora, estão participando de oficinas técnicas.

São três tipos de bolsa, ampliando a prestação de serviços e modernizando a forma de atuação: um salário mínimo nacional vigente para os contratos por 8 horas diárias; 75% para 6 horas diárias ou 50% para o contrato por quatro horas diárias. Os bolsistas contam, ainda, com auxílio-transporte, uniforme e seguro de vida.

No mês de maio, a Secretaria de Assistência Social começou a ofertar oficinas técnicas para os bolsistas. A primeira tratou sobre jardinagem, pintura, barbearia e limpeza predial, que já estão em fase final.

Segundo Fabiano Andrade, responsável pelas oficinas, o saldo é positivo. “O feedback que estamos recebendo é muito positivo. Temos o objetivo de abrir portas para que eles possam não só se qualificar, mas ter a possibilidade de empreender”, afirmou.

O professor Adriano Alves da Silva, está cuidando das oficinas de limpeza predial e acredita ser muito importante entender como se usa os produtos, tanto químico quanto hospitalar. “A gente tem procurado trabalhar em cima da experiência que eles já têm, trazendo orientação sobre o uso dos produtos utilizados na empresa. Sinto que há uma motivação dos participantes nas oficinas e isso é muito gratificante”, destaca o professor.

Atualmente o projeto tem coordenação de Marlene Baia e Sandra R. Freitas e tem mais de 200 pessoas atuantes. Uma outra oficina técnica começou na última sexta-feira(3), agora voltada para manutenção de celulares.

Conselho – Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) de Campo Limpo Paulista, para o biênio 2022/2024, com o objetivo de promover a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Serão disponibilizadas cinco vagas a serem preenchidas pela Sociedade Civil organizada e respectivos suplentes.

Poderão candidatar-se ao cargo, pessoas maiores de 18 anos, com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla, pertencentes à sociedade civil desta cidade, e ou através de seus assistentes/acompanhantes/representantes legais. O processo seletivo será coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. 

Os candidatos deverão formalizar pedido por escrito na ficha de inscrição, anexar a documentação comprobatória de legitimidade, além de cópia do documento de identidade com foto e comprovante de residência. A documentação deve ser entregue na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, situada na Avenida dos Emancipadores, 150, até quinta-feira (9), das 9h às 16h. Lembrando que as inscrições recebidas serão publicadas no site da Prefeitura de Campo Limpo Paulista no dia 10 de junho de 2022.

A eleição dos representantes da sociedade civil que integrarão o conselho se dará através de Assembleia de Eleição, que acontece nesta sexta-feira, 10 de junho, das 15h às 17h, na sala multiuso do Centro Esportivo Municipal. Após o resultado, os conselheiros eleitos assinarão termo de posse perante a plenária, em ato contínuo e os nomes serão encaminhados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para a edição de decreto pelo Chefe do Executivo. 

VEJA TAMBÉM

BOLSISTAS DO AÇÃO CIDADÃO PARTICIPAM DE OFICINAS TÉCNICAS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES