O lançamento da Rota Turística Centro Histórico de Jundiaí ocorrerá hoje(17), durante a programação do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial. A rota conta com cerca de 100 pontos de interesse localizados na região central da cidade. “A ideia é excelente e trará benefícios para moradores e comerciantes da região. A revitalização do centro é um compromisso desta gestão e toda iniciativa que esteja em linha com essa meta tem o meu apoio. É importante olhar para o Centro como um todo e não realizar apenas ações pontuais. É isso que vamos fazer”, destacou o prefeito.

A história da revitalização do centro histórico de Jundiaí tem mais de 20 anos. Começou com uma grande reforma no primeiro mandato do agora deputado federal Miguel Haddad. O asfalto das ruas Barão e do Rosário foi trocado por ‘bloquetes’ cinzas e marrons(foto abaixo/Google Maps). Este tipo de pavimento, segundo especialistas, é usado principalmente em calçadas. Porém, não são aconselhados para as ruas por serem apenas encaixados uns nos outros. Com isto, tendem a criar espaçamentos entre eles caso seja colocado peso excessivo sobre eles. As calçadas foram alargadas.

CENTRO

Na época dizia-se que a reforma tinha como objetivo atrair mais pessoas para o centro, principalmente no período noturno, afastando prostitutas e travestis. O projeto inicial previa obras de revitalização até o Mosteiro São Bento, coisa que nunca ocorreu. Também era previsto que todos os postes sumiriam, com a fiação passando a ser subterrânea. Isto também nunca foi feito. A prostituição sim, continua firme e forte, inclusive durante o dia.

Programação – Entre as novidades da programação da 5ª edição do Simpósio, cujo tema é “Cidade, Memória e Patrimônio”, está a participação do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São Paulo, Victor Hugo Mori, na solenidade de abertura, a partir das 18h30. O convidado fará uma conferência sobre políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil.

Outra iniciativa inédita é o local de abertura da atividade, o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, que recebe após a conferência um coquetel e uma apresentação musical. Até então, o evento era realizado no Complexo Fepasa, na Sala dos Relógios.

VEJA TAMBÉM:

ENTIDADES DE JUNDIAÍ ESTÃO SENDO MAPEADAS

Para amanhã, o Complexo Fepasa recebe, a partir das 8h, mesas redondas, apresentação dos trabalhos acadêmicos, um festival de food trucks e os artistas do “Jundiaí feito à Mão” e da Associação de Mulheres Indígenas de Icatu.

Já no sábado (19), o encerramento do Simpósio fica por conta do lançamento Oficial da Rota Turística Centro Histórico no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), às 8h; a volta da Viagem Fantástica ao Polytheama, às 10h; e a continuação do festival de food trucks no Complexo Fepasa, das 10h às 16h. (foto principal: Artur Henrique)