Turismo de Experiência possibilita vivência da cultura local

Andar de pau-de-arara na caatinga, acompanhar uma colheita de açaí, seguir o passo-a-passo criativo das artesãs de palha de piaçaba ou participar de uma degustação de vinho às cegas são algumas das oportunidades apresentadas pelo Turismo de Experiência. Nessa modalidade do turismo, o mais importante não é voltar com um mala cheia de compras, mas com uma bagagem repleta de novas vivências.

A nova tendência do mercado de turismo proporciona ao viajante mergulhar nos costumes e tradições de uma região. E os registros mais importantes não são as fotos, mas a mudança interior. Esse novo conceito atende ao perfil de turista que busca por experiências diferenciadas e personalização da viagem.

Esse novo nicho vai muito além dos circuitos tradicionais que voltam para o mesmo hotel todos os dias, que incluem pontos de visita obrigatórios e paradas obrigatórias em lojinhas de lembranças padronizadas. A ideia é estimular a vivência e o envolvimento com as comunidades locais e o novos aprendizados.

Segundo a coordenadora de Turismo Josete Barros, os alunos da FAUC – Faculdade Cuiabá demonstram muito interesse pelo turismo de aventura. “O Turismo de aventura também se enquadra no de experiência, porém, os turistas estão mais interessados em praticar esportes radicais”, explica a coordenadora da instituição parceira do Educa Mais Brasil. A coordenadora enxerga o turismo de experiência como uma oportunidade para o setor. “O turismo de experiência pode aumentar a procura pelo curso”, aposta Josete.

Crescimento no país – Bastante conhecido no exterior, o turismo de experiência chegou ao Brasil em 2006 por meio de projetos experimentais coordenados pelo Ministério do Turismo e Sebrae na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul. Com o sucesso conquistado, o novo conceito foi levado para outras quatro regiões brasileiras: Costa do Descobrimento (BA), Petrópolis (RJ), Bonito (MS) e Belém (PA).

Um levantamento do Ministério do Turismo indicou que o consumidor desse serviço tem entre 35 a 50 anos, pertence às classes A ou B e já havia viajado para fora do estado onde mora nos últimos seis meses. No sul da Bahia, os visitantes atraídos por pacotes do turismo de experiência contribuíram para um aumento de R$ 50 mil na rentabilidade dos artesãos locais.

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Mercado da profissão – Segundo o Plano Nacional do Turismo (PNT), esse setor tem impacto em mais de cinquenta segmentos da economia, gerando emprego e renda, para cerca de 7 milhões de pessoas. Com o aumento das viagens domésticas e do número de turistas internacionais no país, o mercado de trabalho também, deverá aquecer e chegar a 2022 com um aumento de 2 milhões de postos de trabalho no setor.

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Conheça alguns roteiros para o turismo de experiência:

  1. Imersão na Comunidade de Xixuaú (Amazônia): Nesse passeio de 10 dias, o turista dorme em uma maloca – casa de habitação indígena – participa da produção de farinha de mandioca e colhe alimentos plantados na comunidade. Tem também a chance de experimentar a comida regional e dormir uma noite na selva. A partir de R$ 5.790.
  2. Favela Santa Marta (Rio de Janeiro/RJ): o tour oferece um passeio pela favela que ganhou fama após servir de cenário para o clipe de Michael Jackson,”They Don’t Care About Us”. A história do local é narrada por um guia morador, que compartilha com os turistas um pouco dos hábitos e costumes do morro. Preço: a partir de R$ 55 por pessoa
  3. Rota 66 de moto (Estados Unidos): Com saída de Los Angeles, o roteiro de 12 dias passa por cidades que compõem a histórica Rota 66. A bordo de uma moto Harley Davidson, Indian, BMW ou Honda, o turista passa pelos estados da Califórnia, Arizona, Utah e Nevada. As últimas duas últimas noites são em Las Vegas. Preço: a partir de US$ 4.439 por pessoa (R$ 17.345,39).
  4. Colheita nos parreirais (Caxias do Sul/RS): Da segunda quinzena de janeiro até o meio de março, há um passeio em que o turista não só prova o vinho da vinícola, como colhe a fruta e a amassa com os pés, como se fazia antigamente. Ao fim da experiência, o visitante recebe uma garrafa de vinho como cortesia. Preço: a partir de R$ 59. Ascom Educa Mais Brasil/Foto: www.jornalnh.com.br