Os VALORES que habitam em mim

valores

O que é mais importante para mim? Quais são as minhas prioridades? O que eu considero aceitável, tolerável e inaceitável? Perguntas como estas precisam ser feitas com uma certa frequência por nós, mas, um fato importante a ser analisada: muitas pessoas passam uma vida inteira sem saber as respostas para elas. Com toda tecnologia e contexto social, são muitos os que estão em busca por ser aceito, sem entender que a sua maior referência, está em si mesmo e nos seus valores. Mas, qual a importância de se conhecer?

Quando nos conhecemos, sabemos os nossos limites, até onde podemos ir e onde iremos nos machucar. É transformador e libertador se conhecer e entender os seus valores. A nossa percepção e foco se voltam para nós mesmos e para os nossos interesses. E passamos a respeitar melhor o nosso posicionamento e os das outras pessoas a nossa volta já que entendemos que assim como nós, todos possuem a liberdade de tomar suas próprias decisões.

A medida que não nos conhecemos, passamos a aceitar apenas aquilo que nos é ofertado, como se o mínimo, fosse algo significativo, aceitável e suficiente para nós. Não que o autoconhecimento irá nos transformar em pessoas egoístas e inflexíveis, mas, quando reconhecemos nosso valor, sabemos o que queremos para nós. Os valores que carregamos são extremamente importantes, e quando são incorporados em nossas vidas se tornam capazes de impactar positivamente o pessoal e profissional, as nossas vidas plenamente. É tão importante dar voz a estes valores.

Valores são tão importantes que hoje em dia, as empresas, buscam profissionais que tenham os mesmos ou semelhantes. Agora, se empresas, organizações fazem isso, porque nós, na nossa vida pessoal não fazemos igual? Exatamente por não nos conhecermos, por não reconhecermos o que está nos orientando, guiando e moldando. Isto se aplica em ações, falas, gestos, seja de maneira, positiva ou negativa.

Como identifico meus valores, e como posso trazê-los para a minha consciência presente?

Se eu perguntar: O que faz você sentir-se bem? O que responderia para mim? Um bom exercício é listar apenas os comportamentos e características que vier em sua mente. O que você mais admira, o que se faz mais presente com você. Lembre-se de ser honesto e verdadeiro nas suas respostas, mas, não pense muito, apenas escreva. Quando alguém faz algo que é contra ao que você escreveu, como se sente? Lembre-se que isso é apenas um dos exercícios para que você identifique seus valores.

Independente dos valores citados saiba que você possui o domínio para agir conforme eles. Então, é seu o dever cuidar e zelar, para viver em harmonia. Se perceber que está se desviando, traga atenção ao o que está ocasionando tal ação, corrija o percurso e pergunte-se: o que posso fazer para melhorar isto?

LEIA OUTROS ARTIGOS DE ROBERTA TEIXEIRA PERES CLICANDO AQUI

Mas, lembre-se: seus valores serão capazes de impactar sua vida! Escolha com sabedoria e use-os de maneira positiva. Assim, além de direcionar a sua vida, você irá colher bons frutos dos seus relacionamentos e ações.(Foto: Lisa Fotios/Pexels)

ROBERTA TEIXEIRA PERES

Gestora, terapeuta holística, especialista em desenvolvimento humano, Eneagrama. pós-graduada em neuromarketing e PNL Aplicada em gestão de pessoas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES