VINHOS e compras: Jundiaí participa de eventos internacionais

vinhos

A produção de vinhos em Jundiaí e a criação do Centro de Viticultura e Enologia, localizado na ETEC Benedito Storani, foram temas de encontro técnico na cidade de Conegliano, na Itália. A Prefeitura de Jundiaí está representada pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez. O intercâmbio busca o aprofundamento e consolidação do projeto de parceria entre o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí e a Scuola Enologica Ita Cerletti, em Conegliano. O gestor foi recebido pelo prefeito da cidade, Fabio Chies, e demais representantes da cidade. Também foi assinada uma carta de intenção para pacto de amizade entre Jundiaí e Conegliano, principalmente motivada pela tradição na produção de vinhos.

“Fomos muito bem recebidos aqui em Conegliano. Dada a expertise da cidade no ensino e produção de vinhos de qualidade, com certeza levaremos conceitos e aprendizado para os produtores de Jundiaí”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez.

No período, também estão previstos encontros técnicos em várias fábricas de equipamentos para produção de suco de uva e vinhos, além de vinícolas tradicionais italianas. “Foi um prazer conhecer o projeto de Jundiaí e compará-lo sobre tópicos importantes e de desenvolvimento para duas cidades que têm o mundo do vinho nos olhos”, disse o prefeito de Conegliano, Fabio Chies.

O Centro de Enologia e Viticultura de Jundiaí conta com um curso técnico, além de salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí. O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado. “O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia e todo o aprendizado, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável”, disse o gestor.

Compras – Jundiaí também foi representada no 16º Seminário Internacional de Compras Governamentais(foto), com foco na governança e inovação na implantação da nova Lei de Licitações. No evento, foi exposto o Sistema Compra Aberta, site de compras eletrônicas da Prefeitura de Jundiaí.

O evento, que ocorreu no auditório do Sescon, em São Paulo, teve como um dos focos a exposição de experiências reais nas diferentes esferas públicas, contando com um painel que também teve a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Governo de Minas Gerais, da Prefeitura de São Paulo e da Prefeitura de Belo Horizonte.

O case de Jundiaí foi exposto pela Gestora de Administração e Gestão de Pessoas, Simone Zanotello, que apresentou 10 passos importantes para a implantação da nova Lei. Jundiaí tem aplicado a nova Lei de Licitações desde 01 de março de 2023, sendo uma das pioneiras nessa implantação. O evento foi organizado pelo Instituto de Compras Governamentais, com o apoio da RHS Licitações, contando com a presença de agentes públicos e também de fornecedores que vendem para governos.

“Jundiaí é considerada referência na implantação da nova Lei de Licitações, por meio de seu Sistema Compra Aberta, que realiza as contratações de forma eletrônica desde 2002, cujo sistema foi devidamente adequado para ser utilizado com a nova Lei, sendo isso um motivo de orgulho para o Governo do Prefeito Luiz Fernando Machado”, frisou a gestora Simone Zanotello.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES