Itupeva: Vereador questiona abastecimento. Apoio da DAE Jundiaí não é citado

itupeva

O vereador Jota Júnior, de Itupeva, apresentou requerimento questionando o prefeito Rogério Cavalin sobre as ações para reduzir a crise hídrica na cidade. Ele afirma que o número de casas está aumentando na cidade e os investimentos em novas captações de água e represas não acompanham a demanda crescente. O requerimento coincide com o anúncio de que a DAE, empresa encarregada pelo abastecimento de Jundiaí, ajudará Itupeva através do remanejamento de recursos hídricos. No site do Executivo de Itupeva não há nenhuma menção ao apoio da DAE. A Sabesp é a responsável pelo abastecimento da cidade.

Jota Júnior quer saber de Cavalin qual é o Plano de Contingência para Estiagem e Escassez Hídrica da Prefeitura para 2025 e 2026. Também questiona quais são as projeções técnicas de disponibilidade hídrica da cidade, considerando os mananciais atualmente utilizados para captação. No documento, o parlamentar pergunta se foi feito estudo hidrológico atualizado para a estiagem e se existe a adoção de metas de redução de perdas físicas e comerciais de água na rede de distribuição. Também quer saber quais as medidas preventivas adotadas para assegurar a regularidade no abastecimento domiciliar e evitar rodízios, racionamentos ou interrupções prolongadas.

O prefeito foi questionado sobre investimentos em infraestrutura de captação, adução, reservação e tratamento de água nos últimos cinco anos. Também há perguntas sobre a implementação de fontes alternativas de abastecimento como novos poços profundos, ampliação de captação em mananciais superficiais ou projetos de reuso e aproveitamento de água de chuva. Por último, Jota Júnior questiona a respeito de educativas e campanhas de conscientização da população para estimular o consumo racional da água.

Apoio da DAE Jundiaí – A última divulgação da Prefeitura de Itupeva sobre a estiagem foi feita no dia 12 deste mês. O texto afirma que “em meio ao atual período de estiagem que afeta o estado de São Paulo, a Prefeitura informa que não há rodízio no abastecimento de água no município e o fornecimento está ocorrendo normalmente. A declaração é da Sabesp, responsável pelos serviços de água e saneamento, que reforça as ações preventivas e emergenciais adotadas para garantir o abastecimento regular, mesmo com a queda nos níveis dos mananciais. Inclusive, até o momento, não há previsão de rodízio no abastecimento”.

Um dia antes, a DAE Jundiaí informou que “para ampliar a disponibilidade hídrica em Itupeva, intensificou a vazão de saída da represa Rio das Pedras e interrompeu a captação no Ribeirão Ermida, medida que possibilitou o aumento do volume de água direcionado ao Ribeirão Caxambu”. Contudo, o texto publicado no site da Prefeitura de Itupeva no dia 12 não traz nenhuma referência à ajuda da DAE.

“A Sabesp informa que mantém monitoramento diário dos mananciais que abastecem o sistema municipal, acompanhando de perto a vazão, níveis de água e qualquer alteração climática que possa impactar o abastecimento. Além disso, adota providências emergenciais caso seja necessário, como ajustes de captação, tratamento e distribuição, para manter o serviço estável para toda a população. O sistema de abastecimento de água de Itupeva dispõe de diversos pontos de captação, que incluem: Projeto em curso para construção de uma nova represa (Represa São José) visando reforçar a segurança hídrica do município. A obra aguarda liberação da Licença de Instalação pela Cetesb; captação superficial nos mananciais Ribeirão Caxambu, Córrego da Lagoa, Ribeirão São José; estações de Tratamento de Água (ETAs) como a ETA Lagoa e a ETA São José, que operam para processar e distribuir água para os moradores”, conclui o site da Prefeitura de Itupeva.

No dia 30 de agosto, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, Natália Resende, esteve em Itupeva, onde se encontrou com o prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias. Eles visitaram as obras da represa São José.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES