COBRAS: Em Jundiaí tem cascáveis, jararacas e corais

cobras

O morador de Jundiaí vem convivendo com alguns bichos de arrepiar. Escorpiões estão invadindo as casas. Frequentemente são encontrados morcegos com o vírus da raiva. A cidade conta com quatro espécies de aranhas perigosas. Nas represas, rios e lagos é comum encontrar piranhas. Isto sem contar as capivaras, hospedeiras do carrapato estrela que transmite a febre maculosa. Mas, em Jundiaí também tem três tipos de cobras que podem matar: cascáveis, jararacas e corais. Em 2022 foram registrados 28 picadas de cobras. No ano passado, 31.

O envenenamento por uma cascavel pode matar em poucas horas ou em até 12 dias devido às lesões nos rins. Dependendo da quantidade de veneno da jararaca injetado, a pessoa pode morrer ou ter sequelas graves. A picada de uma cobra coral causa insuficiência respiratória e morte. O Jundiaí Agora entrevistou Luiz Gustavo Grijota, da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura:

Quais tipos de cobras venenosas temos em Jundiaí?

Cascavéis, jararacas e corais.

Há casos em que são achadas dentro das casas?

Sim, alguns…

Em quais locais costumam se esconder?

Em lugares em que se sintam protegidas ou com fonte de alimentação.

Muitos casos de animais domésticos picados?

Não há informação. Estas ocorrências não são notificadas.

Quais as prevenções?

Evitar resíduos que atraiam roedores, sua principal fonte de alimentação e manter o ambiente limpo e organizado, evitando locais para se esconderem.

ARANHAS: CIDADE TEM QUATRO ESPÉCIES VENENOSAS

MORCEGOS COM RAIVA: AUMENTO DE 466% VÍRUS CIRCULA PELA CIDADE

ESCORPIÕES INFESTAM JUNDIAÍ

DAE VAI COMBATER PIRANHAS NA REPRESA

CAPIVARAS: VÁRIOS CASOS DE FEBRE MACULOSA

Em caso de acidente, o que a vítima deve fazer?

Manter a calma, lavar o local da picada (se não atrasar o deslocamento) e se dirigir imediatamente à uma unidade de saúde.

Precisa fotografar a cobra?

Caso não atrase a ida à unidade ou não se coloque em risco, pode fotografar. A busca por atendimento deve ser imediata. (Foto:Meghav Gandhi/Pexels)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES