Dia Mundial Sem Carro: homenagem a ciclista morto. E protesto…

dia mundial

Nesta quinta-feira(22) será celebrado mais um Dia Mundial Sem Carro. Ciclistas de Jundiaí aproveitarão a data para homenagear o engenheiro Jean Felipe Fib Rezzaghi(foto principal), 31 anos, vítima de acidente de trânsito ocorrido por volta das 17 horas do último domingo(18), enquanto andava de bicicleta no bairro Pinheirinho, em Jundiaí. Ele foi atingido por uma caminhonete cujo motorista estava com a carteira de habilitação vencida e admitiu ter bebido na hora do almoço, segundo notícias publicadas na ocasião. Além da homenagem acontecerá também um protesto. Uma das organizadoras, Selma Maria Dias Pimentel Santos(foto abaixo), é ciclista. Não conhecia Jean mas tem vários amigos em comum. Ela revela que nunca sofreu um acidente grave. Porém, já levou o que chama de ‘esbarrão’ de carro. “O retrovisor bateu no guidão da minha bike. O motorista sequer parou para ver se tinha me atingido”, conta. A entrevista com Selma:

Como será a homenagem ao ciclista morto no último domingo?

Será de bike. Vamos colocar balões brancos nelas. Às 19 horas sairemos da rodoviária de Jundiaí, na avenida Nove de Julho, seguiremos pela avenida Frederico Ozanam até o Maxi Shopping e, em seguida, voltaremos ao ponto de partida. Um ônibus fechará o ato. Nele haverá faixas pedindo ciclovias, além de homenagens ao Jean. Perto do Maxi, num poste que tem uma bicicleta, colocaremos uma placa em homenagem ao ciclista Buiu. A Guarda Municipal fará nossa segurança assim como a Secretaria de Transporte.

O ato terá também um protesto. O que pretendem reivindicar?

Estamos reivindicando ciclovias, sinalização nas rotas onde os ciclistas costumam pedalar. Já existe um projeto de ciclovia protocolado na Prefeitura desde de 2016 e não sai do papel. Jundiaí tem apenas oito quilômetros de ciclovias e que apresentam mau estado de conservação.

Como surgiu a ideia de fazer a homenagem e o protesto em pleno Dia Mundial Sem Carro?

A ideia do protesto surgiu antes do acidente do Jean. Fizemos uma reunião com alguns ciclistas que relataram os riscos que enfrentam. Marcamos para fazer esse ato no Dia Mundial Sem Carro para conscientizar sobre a importância de termos ciclovias e boa sinalização.

Quantas pessoas esperam para esta homenagem a Jean?

Entre 200 a 300 ciclistas…

Amigos e parentes dele participarão?

Convidamos o grupo que o Jean fazia parte para participar, assim como a família para prestar a homenagem.

A população em geral está convidada?

Sim! Todos que tenham bike estão convidados. Nossa iniciativa pensa também naqueles que usam a bicicleta para mobilidade.

Vão transmitir ao vivo? Publicar fotos nas redes sociais?

Sim. Será possível acompanhar a homenagem e o protesto através dos seguintes endereços: @vivo Instagram; Selma.Pimentel; Publicação; Clandestinas.Bikers; Magrela’ride; Bkrs_friends_jundiai e Kellyeliana(Fotos: redes sociais).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES