OLHARES

olhares

É comum as pessoas conjecturarem sobre as perdas que tenho pela falta da visão. Dizem coisas sobre a natureza, as cores… Há quem acredite que eu não possa ver o mar. Já abordei isso em outro artigo. Habitualmente quando converso com pessoas queridas sobre isso, elas nunca citam essa perda: o olhar. O olhar, essa forma de comunicação humana. A troca de olhares. A fração de segundos do encontro de olhares, um verdadeiro encontro de almas. Muito além das palavras.  

Um olhar intenso pode ser sentido mesmo sem os olhos. Se olhar fixamente para uma pessoa que está de costas para você ela terá alguma reação. Já senti isso muitas vezes com a Claudia… Meu cachorro Ralf ficava parado me olhando com adoração. Sentia isso. Claudia descreveu confirmando.

Uma das coisas que mais gosto na vida é estar numa mesa conversando com pessoas agradáveis. Trocamos ideias, opiniões, carinho através das palavras. Sinto além das palavras.

Há momentos que enquanto alguém está falando, a pessoa da ponta da mesa dirige um olhar para uma terceira e ocorre a comunicação imediata. Tenho perda total. Realmente lamento. Muito da riqueza do encontro simplesmente me escapa. Consigo perceber muitas coisas que não são ditas, mas a troca de olhares… O olhar é uma ferramenta de interação importantíssima para os humanos, como para uma mamãe e o bebê dela. Basta um olhar entre amantes e sentimentos intraduzíveis são compartilhados.

OUTROS ARTIGOS DE JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA

O CARNAVAL E A MESA

UM TOQUE DE ARTE

AMIGOS DE UMA VIDA

Dizem, com razão, que as pessoas precisam ser ouvidas. Falam de pessoas invisíveis para quem ninguém olha. As pessoas precisam ser vistas, as pessoas precisam ser ouvidas. Porém, é muito mais que isso. As pessoas precisam ser sentidas.(Foto: Ennie Horvath/Pexels)

JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA

Formado em Psicologia na Universidade São Francisco (USF) e Psicanálise pelo IPCAMP(Instituto de Psicanálise de Campinas). Atua no AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas da Prefeitura de Jundiaí) e em consultório particular. É deficiente visual. WhattsApp: (11) 982190402.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES