A queda do prédio em São Paulo, no Dia do Trabalhador, mostra que a classe política não se preocupa com o ser humano. Permitir que morem num prédio que está abandonado e protegidos por entidades ligadas à mesma classe política, mostra o descaso com as pessoas. O prédio que desabou no centro de São Paulo pertencia ao governo federal, estava abandonado, permitindo assim que pessoas sem teto fosse ali residir, além de pagar aluguel a pseudos ajudantes de carentes. Todos são culpados pelo fato, principalmente o governo federal, principalmente o governo municipal que jamais emitiu um documento exigindo o esvaziamento do prédio ou ao menos fizesse vistoria do mesmo para evitar o que ocorreu. Era uma tragédia anunciada!
Durante muitos anos o prédio abrigou a Polícia Federal que, quando mudou de endereço, imagino que esqueceu de trancar a porta de entrada e o município se fez de cego, ignorando a invasão de pessoas – a maioria delas – sem instrução ou sem condições de morar em outro lugar. O que aconteceu – e a imprensa mostrou isso – haviam pessoas cadastradas junto a órgãos municipais, o que significa que os que governam desprezam soluções urgentes. A mesma imprensa mostrou que há mais de 50 prédios na capital paulista na mesma situação do que caiu: moradores sem condições de comprar um imóvel ou pagar um aluguel maior, se sujeitam a viver às custas de pessoas que gostam de se mostrar superioras, se fazem de benemerentes e acabam ganhando dinheiro em cima de necessitados.
OUTROS ARTIGOS DE NELSON MANZATTO
UM BRASIL CADA VEZ MAIS TRISTE
Se for feito um relatório de acordo, deveriam ser punidos o governo federal, que abandonou o prédio; o municipal, que fez vistas grossas à invasão e à pseudo entidade que ganhava às custas das agora vítimas. E esta pseudo entidade, que chegou a dar entrevistas, prometendo ajudar as pessoas, é a segunda maior culpada pelo fato, principalmente porque nela os políticos têm influência. Nenhum movimento Sem Terra ou Sem Teto neste país chega ao fim porque dentro dela existem políticos que se fazem de bonzinhos para ajudar o povo, mas na verdade, agem para o bem próprio, porque a mídia está acompanhando suas ações e procurando jamais acabar com estes movimentos, para que não caiam no esquecimento.
Triste Brasil envolvido e dominado por políticos que, ao chegarem ao poder, esquecem da obrigação de trabalhar pelo povo. Tudo a lamentar! (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
NELSON MANZATTO
Jornalista profissional diplomado, tendo trabalhado no Jornal da Cidade de Jundiaí, Diário do Povo de Campinas, Jornal de Domingo de Campinas, Diário Popular de São Paulo e Jornal de Jundiaí. Foi editor-chefe dos jornais Diário do Povo, Jornal de Domingo e Jornal de Jundiaí e sempre trabalhou nas editorias de Política e Economia. Também trabalhou em Assessoria de Imprensa. É membro da Academia Jundiaiense de Letras e tem quatro livros publicados: Surfistas Ferroviários ou a História de Luzinete (Vencedor de Concurso Literário), Contos e Crônicas de Natal (com cinco textos premiados), Momentos e No meu tempo de Criança. Mantém um blog literário: blogdonelsonmanzatto.blogspot.com