A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, promoverá a Semana do Meio Ambiente 2024, com diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação é realizada intersetorialmente. Campo Limpo Paulista também celebrará a data.
Um dos eventos programados em Jundiaí é a realização de diversos painéis sobre as ações da Prefeitura, no próprio dia 05 de junho (quarta), a partir das 08h30, no Auditório da DAE Jundiaí. Serão discutidas as Mudanças Climáticas, Arborização Urbana, Bem-Estar Animal, dentre outros assuntos. O evento é aberto à população.
“A programação da semana do Meio Ambiente traz importantes discussões que oportunizam a aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental, especialmente com as mudanças climáticas em curso e que trazem sérias consequências às cidades e às pessoas. Por isso, convidamos toda a população a participar dessas importantes discussões”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
Já no dia 08 de junho (sábado), a partir das 08h30, na Fundação Serra do Japi, haverá palestras e um passeio monitorado à Serra do Japi, aberto à população (por inscrição prévia). Confira a programação completa:


Campo Limpo – A Prefeitura de Campo Limpo Paulista fará entregas de sementes, mudas e bombas de sementes na quarta-feira(5), às 13h, no Complexo Cultural de Lazer , localizado na Avenida Alfried Krupp, Centro. Poderão ser retiradas mudas de Ipê Amarelo, uma bomba de sementes ou uma casinha de abelha que virá junto com um panfleto explicativo sobre a importância das abelhas no meio ambiente. Ao todo, serão distribuídas 240 bombas de semente e 130 casinhas de abelha solitária.
“A novidade será a bomba de semente, uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e chuva, germinam, até mesmo em pouco solo fértil”, diz o secretário do Meio Ambiente, Neive Noguero.
Na bomba de semente foram colocadas sementes de Pau-cigarra (Senna multijuga), árvore nativa, muito ornamental que floresce uma flor amarela, e que também é conhecida como Cigarreira, Caqueira, Aleluia e Cássia-verrugosa. Além da Pau-cigarra, também foram inseridas sementes de Cosmos (Cosmos bipinnatus), espécie nativa da américa. Ela se caracteriza por ser bastante resistente, ter flores em tons cor de rosa, laranja e amarelo.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES