Enquanto os partidos de centro-esquerda não concretizam o projeto de ter candidato único nas eleições do próximo ano em Jundiaí, a Rede Sustentabilidade se movimenta para construir um programa de governo. O partido criou uma programação de eventos públicos e, em janeiro, espera contar com a participação de Marina Silva, ministra Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ela é a fundadora da sigla. “Serão duas reuniões por mês, de janeiro a junho. A primeira plenária, com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, terá a participação da nossa deputada Marina Helou; do José Gustavo, presidente Nacional da Fundação Rede Brasil Sustentável. Estamos tentando garantir a participação de Marina, mesmo que seja de modo virtual”, adiantou Felipe Pinheiro, porta-voz da Rede na cidade(na foto com a ministra).
A reunião com Marina Silva está marcada para o dia 27 de janeiro. Antes, no dia 10, a plenária será on-line com especialistas locais e convidados. Em fevereiro, o tema do encontro será moradia popular. No mês seguinte, mobilidade e transporte urbano. Em abril, educação. No mês de maio, o tema da reunião será saúde. Por último, em junho, esporte, lazer e cultura. “As primeiras de cada mês serão on-line, sempre nas primeiras quinzenas. As outras, presenciais e com convidados especiais. Todas serão abertas para a população que poderá contribuir com o mapeamento dos problemas e dar sugestões”, disse Felipe.
Racha – A conversa para que os partidos de centro-esquerda tenham um candidato único que faça frente ao da situação, o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, começaram em junho e não prosperaram. No final de setembro, diante da falta de avanço nas discussões, a Rede decidiu lançar Felipe como pré-candidato. Na época, ele afirmou que o partido optou pela pré-candidatura por conta “da indefinição e falta de interesse dos partidos maiores em voltar a dialogar”.
Na teoria, a união de forças para enfrentar Parimoschi, candidato do prefeito Luiz Fernando Machado, envolve PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB, entre outros partidos. Quando anunciou a pré-candidatura, o porta-voz da Rede não fechou as portas para a candidatura única. “Não seremos obstáculo para a construção da unidade do campo democrático e popular. Vamos continuar fazendo um grande esforço para que esta unidade realmente aconteça”, afirmou ele na ocasião.
EJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES