Eu e Cláudia, minha esposa, fomos à praia recentemente. Reencontrei o velho mar, personagem importante das minhas saudades. Enquanto a brisa soprava suave e o som das ondas nos envolvia, Cláudia me disse:
– O mar é a infância…
Acrescentei:
– É mesmo… O mar faz as crianças felizes e os adultos, crianças.
Na beira do mar, os meninos sonham em ser homens e os homens revivem os sonhos de meninos, a infinitude, o poder, a beleza… aquele mundo de mistérios que nunca se revela por completo.
Ali, sentado à beira do tempo, lembrei do passado: infância, família, primos, verões antigos. E pensei no presente e todas as mudanças que ele traz.
Estávamos na barraca da Chris. Um quiosque cheio de humanidade. Fomos recebidos como reis. Mas como gosto de entrar e sair do mar direto, vou sozinho e ela fica na barraca. Os garçons – tão jovens, tão atentos – me saudaram com um cuidado difícil de descrever.
Eles buscavam, sim, suprir qualquer das minhas limitações, mas com um respeito extraordinário. Nada de pena, exagero. Apenas presença. Apenas humanidade.
Quando eu voltava do mar, um dos garçons veio correndo me orientar com alegria, como quem protege algo precioso. E quando outra pessoa tentou ajudar, ele brincou com orgulho do próprio gesto:
– Perdi meu emprego…
Foi ali que percebi: a sociedade mudou sim. Mudou pelas lutas dos militantes, campanhas, pela voz da mídia, pela educação. E mudou também dentro de mim.
OUTROS ARTIGOS DE JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA
Houve em mim uma mudança interna, profunda. Um trabalho silencioso e contínuo. Muito do peso da minha cegueira foi levado embora pelo mar, pelo tempo, pelo acolhimento daqueles jovens garçons.
Naquela praia, naquele fim de semana, as ondas não levaram apenas a espuma. Levaram medos antigos. Trouxeram de volta a paz.(Foto: Gemini)

JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA
Formado em Psicologia na Universidade São Francisco (USF) e Psicanálise pelo IPCAMP(Instituto de Psicanálise de Campinas). Atua no AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas da Prefeitura de Jundiaí) e em consultório particular. É deficiente visual. WhattsApp: (11) 982190402.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES